Controlar tamanho da fonte

A- A A+


Links úteis

SlideBar

cursos controle publico

Em mais uma parceria entre o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Instituto Serzedello Côrrea (ISC) será promovido dos dias 17 à 19 de maio, em Brasília, o curso “Acessibilidade: pensando a inclusão em nosso contexto de trabalho”. Até o dia 06/05, 40 vagas estarão disponíveis para o curso, sendo um participante indicado de cada um dos tribunais de contas brasileiros, após esta data a vaga ficará disponível para outros interessados.

O interessado indicado pelo seu tribunal deverá encaminhar nome completo, e-mail, CPF, órgão e telefone para um dos e-mails a seguir: , e . Qualquer outra informação ou dúvidas também podem ser tiradas nestes endereços eletrônicos citados anteriormente.

Segue, abaixo, a descrição do curso:

Dia 17/5: 14h a 18h

Dia 18/5: 9h a 12h e 14h a 18h

Dia 19/5: 9h a 12h e 14h a 18h

Objetivo geral: Ao final da ação, os participantes serão capazes de planejar ações de trabalho, inclusive em controle externo, que contemplem o tema da acessibilidade, analisando a atitude pessoal frente à necessidade de inclusão de pessoas com deficiência.

Conteúdos: Definição e conceitos em acessibilidade; Princípios do Desenho Universal; Histórico sobre o Marco Legal; Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência; Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015 - LBI); Ações em desenvolvimento e situação atual dos projetos, programas e planos nacionais; Legislação aplicável (Lei nº 10.048/2000; Lei nº 10.098/2000; Lei nº 5.296/2004); Dados sobre deficiências no Brasil e no mundo; Noções acerca das NBRs; Potencialidades de locais acessíveis e dificuldades encontradas por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; Igualdade de oportunidades de acesso e dificuldades relacionadas ao mundo do trabalho; Papel do controle externo na promoção da acessibilidade; Resultados de auditorias do TCU sobre promoção de acessibilidade; Alternativas para implementação efetiva da LBI; Adaptação de matrizes de planejamento de auditorias realizadas pelo TCU; Alternativas para o funcionamento da Comissão de Acessibilidade no âmbito do controle externo e internamente.